TIKAS, TOKS & TRUKS - DESAFIOS VIRTUAIS ÁFRICA E OCEANIA

Este é um espaço reservado para os participantes da "Atividade Lúdica Tikas, toks & truks - desafios virtuais", Continentes África e Oceania, postarem seus depoimentos, fotos e comentários a respeito do trabalho realizado pela equipe de sua escola.

Wednesday, May 31, 2006

SOMOS AFRO-BRASILEIROS

Eu gostei muito desse trabalho pois com este trabalho aprenderemos muito sobre as tradições da Àfrica .
Diego, Andressa, Mario e Marialina

Equipe do Weguelin
Duque de Caxias - Rio de Janeiro

Monday, May 29, 2006

Somos da Escola Olga Teixeira de Oliveira e estamos a toda com a Atividade Lúdica Tikas Toks e Truks..


Lei 10.639

É este espírito de reconhecimento, revisão e inclusão que a Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, busca empreender ao tornar “obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira” nas grades curriculares dos ciclos fundamental e médio ministrados nas redes oficiais e públicas do país. Em detalhes a legislação prevê que o conteúdo programático inclua a “história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil” e a inclusão, no calendário escolar, do dia 20 de Novembro, aniversário de morte de Zumbi dos Palmares (1695), como “Dia Nacional da Consciência Negra”. Obviamente, uma tarefa como essa não constitui um desafio fácil de ser superado, mas indica, ao menos, um caminho de promoção de uma parcela significativa da população brasileira, mais precisamente 45% da população – 76 milhões de pessoas (2001) – e, depois da Nigéria, o país com maior população de origem africana no mundo. Traduzir esse interesse em programas de televisão com caráter informativo e educativo também não constitui uma tarefa fácil, as abordagens selecionadas nesse marco conceitual constituem, apenas, algumas considerações que deveriam ser levadas em conta na sua condução e que refletem, em grande medida, o esforço de organizações do movimento negro, ativistas e pesquisadores de várias áreas e diversas gerações empenhados em melhor abordar a diversidade étnica e racial que caracteriza a sociedade brasileira.

Saiba mais, na nossa próxima informação sobre A Cor da Cultura.

Equipe do Weguelin
E.M. Roberto Weguelin de Abreu
Duque de Caxias - Rio de Janeiro

Saiba mais sobre o Projeto a Cor da Cultura



A Cor da Cultura é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Cidan – Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, a TV Globo e a Seppir – Secretaria especial de políticas de promoção da igualdade racial. O projeto teve seu início em 2004 e, desde então, tem realizado produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história deste segmento sob um ponto de vista afirmativo.

site: http://www.acordacultura.org.br/

Iniciando a sensibilização !

Todos aguardavam ansiosos na quadra a apresentação da Atividade Tikas, Toks & Truks.

A escolha do Continente !!!

Escolhemos alunos de 8ª série por estarem no último ano na Escola. São alunos interessados e mereciam participar da atividade.
A escolha do continente africano, deu-se por conta de já estarmos falando sobre o Projeto a Cor da Cultura, que tende a ensinar toda a cultura africana e tudo que nós herdamos deles.
A organização está devagar, estamos dividindo em grupos, primeiro reunimos eles fora do laboratório. Conversamos sobre como seria a pesquisa. Vimos a disponibilidade deles virem fora do horário de aula.Eles ficaram receosos com a quantidade de tarefas, mas estão dispostos a enfrentar.

Equipe do Weguelin !!!!
E.M. Roberto Weguelin de Abreu
Duque de Caxias - Rio de Janeiro

E. M. Roberto Weguelin de Abreu


A sensibilização aos alunos foi feita em 24/05, optamos pelos alunos de 8ª série por estarem saindo este ano da escola, e também por serem alunos muito participativos.

Friday, May 26, 2006

África em vídeo ou CD


Assisti ao filme Hotel Ruanda e gostei muito. Apesar das cenas serem bem fortes, indico que somente os professores assistam, fala do povo africano sem maquiagem. É um filme belíssimo e é baseado numa história real, vejam no link as indicações e sugestões de trabalho:http://http://www.planetaeducacao.com.br/new/colunas2.asp?id=479.

Rosemary dos Santos

Apresentando a África: Axé!!

Nossos particpantes foram escolhidos pela sedução e por aqueles que demonstraram maior interesse. A princípio convidamos alguns professores que aceitaram, os alunos escolhemos a turma 702 que é uma turma muito participtativa e já havia participado de outras atividades no laboratório.
Escolhemos o continente Africano primeiramente pela variedade cultura e pela influência direta na nossa cultura. Participamos de um curso chamado a Cor da Cultura(www.acordacultura.com.br) em que estudamos a África e fomos seduziadas literalmente por este continente.
Primeiramente apresentamos o projeto para todos. Depois todos pesquisaram a parte das Tikas:técnicas modos, estilos, artes da Angola, clicamos nos links e fomos colando no word. Depois foi feita uma leitura do material. Depois dividiamos os grupos, quem sabia desenhar melhor, a parte artística ficava com os Toks, outros iriam redigir os diários de bordo, outros as pesquisas, outros a busca de material na comunidade, outro os grupos de capoeira etc..
Foi um entusiasmo só!! Estamos adorandooo..
Rosemary dos Santos
Escola Olga Teixeira de Oliveira

Trabalhando com Tikas, Toks e Truks

Escola Municipal Professora Olga Teixeira de Oliveira, alunos realizando as atividades de
de Tikas, Toks e Truks...


Saturday, May 20, 2006

DIÁRIO DE BORDO CONTINENTES AFRICA E OCEANIA



Como foram escolhidos os participantes de sua equipe?

Por que sua equipe escolheu este continente para trabalhar?

Como a equipe de sua escola se organizou para realizar as tarefas de Tikas, Toks & Truks?

O que foi mais interessante fazer nessa etapa?

Insira aqui seus depoimentos e fotos.